Bolsista pesquisará mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem (ilustração: Wikimedia)

Pós-doutorado em ciência da computação com Bolsa da FAPESP
12 de março de 2018

Bolsista pesquisará mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem

Pós-doutorado em ciência da computação com Bolsa da FAPESP

Bolsista pesquisará mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem

12 de março de 2018

Bolsista pesquisará mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem (ilustração: Wikimedia)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Estudo de Modelos de Negócios para Federação de Serviços para Suporte a e-Ciência” tem uma oportunidade de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O prazo de inscrição termina no dia 16 de março de 2018.

Sob coordenação do professor Francisco Vilar Brasileiro, o trabalho de investigação a ser realizado pelo bolsista enfocará proposta de mecanismos inovadores para provedores de computação na nuvem, particularmente no que diz respeito à federação de redes privadas em provedores distintos.

Os trabalhos serão desenvolvidos no Laboratório de Sistemas Distribuídos do Departamento de Sistemas e Computação da UFCG. O Projeto Temático foi selecionado em chamada para apoio de pesquisas estratégicas sobre a internet, lançada pela FAPESP em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

O candidato deve ter experiência comprovada em pesquisa na área de redes de computadores e sistemas distribuídos e ter publicações recentes na área. É desejável experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatas ao projeto em veículos de relevante impacto internacional.

Os interessados pela oportunidade deverão enviar e-mail para fubica@dsc.ufcg.edu.br, anexando curriculum vitae, documento que comprove que é portador de título de doutor e pelo menos uma carta de recomendação.

Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise da(s) carta(s) de recomendação recebida(s). No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade, relevância, atualidade e ligação aos temas que serão alvos do plano de trabalho do bolsista.

Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou on-line com o supervisor para avaliar a aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1943.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.