Bolsista trabalhará em projeto no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Inscrições até 31 de janeiro (foto: eScience-FAPESP)
Bolsista trabalhará em projeto no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Inscrições até 31 de janeiro
Bolsista trabalhará em projeto no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Inscrições até 31 de janeiro
Bolsista trabalhará em projeto no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Inscrições até 31 de janeiro (foto: eScience-FAPESP)
Agência FAPESP – O projeto de pesquisa “Armadilhas e Sensores Inteligentes: Uma Abordagem Inovadora para Controle de Insetos-Peste e Vetores de Doenças” dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com Bolsa da FAPESP, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP. O projeto faz parte da modalidade de Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. O prazo de inscrição termina em 31 de janeiro de 2018.
O pós-doutorando trabalhará com as técnicas de aprendizado de máquinas aplicadas a fluxos de dados para classificação e quantificação. Os métodos pesquisados serão aplicados às tarefas de classificar e contar insetos-praga e vetores capturados por uma armadilha automática de insetos, entre outros problemas de benchmark.
“Essa armadilha usa um sensor que foi desenvolvido ao longo dos últimos anos para reconhecer espécies de insetos usando dados de movimento de asas. O reconhecimento de insetos permitirá a criação de mapas de densidade de insetos em tempo real que podem ser usados para apoiar intervenções locais”, explica o professor Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista, coordenador do projeto.
O candidato precisa ter título de doutor em Ciência da Computação ou áreas afins, com experiência em aprendizado de máquina e mineração de dados. Os interessados devem enviar e-mail tendo no campo assunto “Post-doctoral application – Machine Learning” para o professor Batista, pelo e-mail (gbatista@icmc.usp.br), anexando uma carta de apresentação incluindo nomes e informações de contato de dois profissionais que o possam recomendar e currículo.
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1851.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.