No Instituto de Matemática e Estatística, bolsista desenvolverá métodos computacionais para facilitar a classificação de imagens de plâncton (imagem: www.pic/divulgação)
No Instituto de Matemática e Estatística, bolsista desenvolverá métodos computacionais para facilitar a classificação de imagens de plâncton
No Instituto de Matemática e Estatística, bolsista desenvolverá métodos computacionais para facilitar a classificação de imagens de plâncton
No Instituto de Matemática e Estatística, bolsista desenvolverá métodos computacionais para facilitar a classificação de imagens de plâncton (imagem: www.pic/divulgação)
Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo projeto “World Wide Web of Plankton Image Curation (www.pic)”, que faz parte do consórcio da FAPESP com o Belmont Forum e conta com a participação de pesquisadores da França, Estados Unidos, Brasil e Japão. O prazo de inscrição termina amanhã (24/06).
As atividades de pesquisa são desenvolvidas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). A proposta é explorar abordagens não supervisionadas ou semissupervisionadas de aprendizado de máquina, incluindo mecanismos de interação com usuários e técnicas relacionadas à detecção de novidades e tratamento de desbalanceamento de classes.
A tarefa principal do pós-doutorando será o desenvolvimento de métodos computacionais baseados em aprendizado de máquina para acelerar tanto a anotação quanto a classificação de imagens de plâncton, de forma a minimizar o esforço empenhado pelo especialista. O método deve ser capaz de fazer uso efetivo de conhecimento gerado previamente, rapidamente produzindo um novo classificador adaptado para imagens ou condições de uso novas.
O candidato deve ter doutorado em ciência da computação ou áreas afins, concluído há até sete anos. Exigem-se também experiência comprovada em processamento de imagem e aprendizado de máquina e boas habilidades de programação, especialmente em Python. Experiência anterior com análise e visualização de dados ou projetos relacionados à interação do usuário será um diferencial.
Os interessados devem enviar para o e-mail da professora Nina Sumiko Tomita Hirata (nina@ime.usp.br) currículo, carta de interesse detalhando a formação acadêmica e experiências de pesquisa, nomes e contatos de duas ou três referências.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5177.
A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.