Vagas são para projeto que estuda a contribuição do genoma para a interação entre plantas e microrganismos, tendo como modelo a cana-de-açúcar (imagem: Pete Linforth/Pixabay)

Pós-doutorado e treinamento técnico em genética e sistemas complexos na USP
23 de junho de 2022

Vagas são para projeto que estuda a contribuição do genoma para a interação entre plantas e microrganismos, tendo como modelo a cana-de-açúcar

Pós-doutorado e treinamento técnico em genética e sistemas complexos na USP

Vagas são para projeto que estuda a contribuição do genoma para a interação entre plantas e microrganismos, tendo como modelo a cana-de-açúcar

23 de junho de 2022

Vagas são para projeto que estuda a contribuição do genoma para a interação entre plantas e microrganismos, tendo como modelo a cana-de-açúcar (imagem: Pete Linforth/Pixabay)

 

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado e outra de treinamento técnico nível cinco (TT-5) – ambas com bolsa da FAPESP – são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Contribuição de genes, genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e microrganismos: estudo de caso em cana-de-açúcar”. As inscrições devem ser feitas até amanhã (24/06).

O projeto está vinculado ao Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) e é desenvolvido no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Os bolsistas atuarão no Genomics and Transposable Elements Laboratory (GaTE Lab) do IB-USP.

O bolsista participará de pesquisa que busca compreender a contribuição de genomas e elementos de transposição na interação entre plantas e microrganismos, um dos processos fundamentais para o funcionamento de ecossistemas naturais e agrícolas. Espera-se que o candidato contribua com abordagens computacionais e modelagem preditiva sobre dados de comunicação entre os organismos.

Os interessados devem encaminhar para gate.pd.gemac@gmail.com os seguintes documentos: súmula curricular modelo FAPESP, carta de interesse, resumo dos desafios e resultados alcançados durante o período de doutoramento, duas cartas de recomendação de orientadores e/ou supervisores e plano de trabalho de duas páginas descrevendo como poderá contribuir para o projeto.

A vaga de TT-5 é para participar de pesquisa que busca identificar redes de interação biológica entre múltiplos microrganismos e plantas a partir de RNAseq total produzido em plataforma NovaSeq. Os dados resultantes do experimento encontram-se disponíveis e parcialmente filtrados. Espera-se que o candidato contribua com abordagens computacionais, atualização de plataforma existente e aplicação de pipelines definidos sobre RNASeq produzido.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail gate.tt.gemac@gmail.com. A mensagem deverá conter súmula curricular modelo FAPESP, carta de interesse, resumo de uma página dos desafios e resultados alcançados durante a formação profissional e duas cartas de recomendação de orientadores e/ou supervisores.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5183 e www.fapesp.br/oportunidades/5194.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 8.478,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.