Por que a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade
14 de julho de 2016

IEA-USP realiza conferência com Till Roenneberg, da Universidade Ludwig-Maximilians University (Alemanha)

Por que a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade

IEA-USP realiza conferência com Till Roenneberg, da Universidade Ludwig-Maximilians University (Alemanha)

14 de julho de 2016

 

Agência FAPESP – A conferência “Por que a Ciência Precisa Ir Além da Interdisciplinaridade” será ministrada por Till Roenneberg, da Universidade Ludwig-Maximilians University (Alemanha), no dia 19 de julho de 2016, às 10h, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

Roenneberg defende que não são apenas dogmas biológicos ou teorias físicas, genes ou quarks que estão no centro dos esforços científicos. “Há apenas uma coisa em comum em toda descoberta científica: o nosso próprio cérebro, que é, basicamente, uma máquina de contar histórias”, disse.

No encontro, o cronobiologista falará sobre a necessidade de fundir tantos cérebros diferentes quanto forem possíveis para dar saltos ainda mais importantes nas descobertas da ciência moderna.

Roenneberg investiga o impacto da luz nos ritmos circadianos humanos, dedicando-se especialmente a aspectos como cronotipos e “social jet lag” (expressão criada por ele para designar os efeitos da mudança nos horários de sono nos dias de descanso em comparação com os dias de trabalho) e sua relação com benefícios para a saúde.

O encontro é gratuito, requer inscrições prévias e terá transmissão ao vivo pela internet.

Mais informações: iea.usp.br
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.