No primeiro episódio da nova temporada, o podcast aborda a pergunta “O que é o cérebro?” (foto: StockSnap/Pixabay)
Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática lança nova temporada do programa A Matemática do Cérebro
Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática lança nova temporada do programa A Matemática do Cérebro
No primeiro episódio da nova temporada, o podcast aborda a pergunta “O que é o cérebro?” (foto: StockSnap/Pixabay)
Agência FAPESP* – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) lançou a nova temporada do podcast A Matemática do Cérebro.
O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP).
O podcast aborda três temas principais: o modelo de sistemas de disparos neuronais desenvolvido pela equipe do CEPID NeuroMat, o quadro estatístico necessário para tratar rigorosamente a conjectura do “cérebro estatístico” e os processos da construção e produção da ciência de ponta no Brasil. O objetivo primordial é ampliar e aprofundar o conhecimento público sobre o CEPID NeuroMat.
No primeiro episódio da nova temporada, o podcast aborda a pergunta “O que é o cérebro?”. Explorando essa questão sob diversas perspectivas, o episódio destaca a importância da interdisciplinaridade ao integrar neurobiologia, matemática e ciência da computação.
Foram entrevistados os professores André Frazão Helene, do Instituto de Biociências da USP, Jorge Stolfi, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Elisa Pimentel-Piemonte, da Faculdade de Medicina da USP, e Cláudia Domingues Vargas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os quatro são pesquisadores do NeuroMat.
Os entrevistados discutem como a compreensão do cérebro envolve tanto aspectos biológicos quanto computacionais, enfatizando como esses sistemas complexos se adaptam e aprendem com base em experiências passadas.
O episódio está disponível no site do NeuroMat, no canal do NeuroMat no YouTube e nas diversas plataformas de streaming (Spotify, iTunes etc.).
* Com informações do NeuroMat.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.