Instituto Butantan promove exposição itinerante no Instituto de Pesca de São Paulo sobre uso do "peixe paulistinha" como modelo de pesquisa
Instituto Butantan promove exposição itinerante no Instituto de Pesca de São Paulo sobre uso do "peixe paulistinha" como modelo de pesquisa
Agência FAPESP – O Instituto Butantan inaugura, em 7 de abril, às 12h, a exposição itinerante “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”. Realizada pela Plataforma Zebrafish do Centro de Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS), a exposição ficará até maio no Instituto de Pesca de São Paulo.
Desenhos, fotografias, projeto gráfico e comunicação visual integram a mostra, que retrata formas de uso do também conhecido como “peixe paulistinha” como modelo de pesquisa, além de curiosidades sobre o animal, como a explicação de suas cores e tamanhos.
O Instituto Butantan é referência no manejo e criação do peixe e tem um criadouro com capacidade para 6 mil peixes adultos. Ele pode ser utilizado em pesquisas científicas em diferentes áreas, como virologia, toxicologia, psicologia, regeneração de tecidos, tumores, manipulação genética e agentes terapêuticos.
Por ser um animal de pequeno porte e com alta taxa reprodutiva, similar à dos mamíferos, o zebrafish pode substituir ou complementar os estudos nesses animais. Com um desenvolvimento rápido, o ovo do zebrafish evolui para larva em um período de 48 a 72 horas e aos três meses de vida já pode ser considerado adulto. Além disso, a transparência que os embriões apresentam em estágio de larva facilita a avaliação detalhada de estruturas e sistemas orgânicos.
A exposição itinerante, coordenada por Mônica Lopes-Ferreira, percorrerá 21 instituições brasileiras, componentes da Rede Zebrafish.
O Instituto de Pesca de São Paulo é o primeiro local onde a mostra poderá ser vista pelo público das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo. Em maio, a exposição seguirá para a Universidade de Santo Amaro (Unisa).
Mais informações: www.butantan.gov.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.