Cecília Baranauskas, professora do Instituto de Computação da Unicamp, integrará conselho diretor do Instituto para Tecnologias da Informação na Educação (foto: Antoninho Perri / Unicamp)

Pesquisadora brasileira assume conselho de instituto da Unesco
13 de agosto de 2018

Cecília Baranauskas, professora do Instituto de Computação da Unicamp, integrará conselho diretor do Instituto para Tecnologias da Informação na Educação

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Cecília Baranauskas, professora do Instituto de Computação da Unicamp, integrará conselho diretor do Instituto para Tecnologias da Informação na Educação (foto: Antoninho Perri / Unicamp)

 

Marcos de Oliveira  |  Agência FAPESP –  Maria Cecília Calani Baranauskas, professora titular no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp), foi escolhida para assumir uma das 11 vagas do conselho diretor do Instituto para Tecnologias da Informação na Educação (IITE). 

Ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o IITE promove o uso de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na educação em âmbito global. Especializada no estudo da relação entre humanos e computadores, Baranauskas será a representante latino-americana no conselho do IITE, que tem sede em Moscou, na Rússia. 

Baranauskas conta que o instituto desenvolve suas áreas estratégicas em linha com a Agenda 2030 da Educação da Unesco, aprovada em 2015 e que tem como lema “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. 

“O IITE tem a missão de promover o uso inovador das TICs na Agenda 2030”, disse Baranauskas à Agência FAPESP

O instituto concentra atividades nas seguintes prioridades estratégicas: facilitar a utilização inovadora das TICs para melhorar a inclusão e a igualdade na educação, capacitar professores por meio da promoção de pedagogias e boas práticas baseadas nas novas tecnologias, além de promover o potencial das TICs na transformação da educação por meio do diálogo global e do trabalho em rede. 

“As TICs em educação sempre estiveram presentes nas pautas dos projetos de pesquisa em que me envolvi e coordenei desde minha formação no mestrado e doutorado e depois ao longo da minha vida acadêmica. Estudei os aspectos da interação humano-computador, que incluem as considerações do design de tecnologia para todos”, disse Baranauskas.

“A experiência com o tema ao longo dos anos tem me levado a uma visão construcionista e sócio-situada que acomoda abordagens participativas no design e uso de tecnologia de informação e comunicação [na educação e em outros domínios]. Espero poder contribuir com o IITE sob essa perspectiva”, disse. 

Licenciada em Matemática, bacharel e mestre em Ciência da Computação e doutora em Engenharia Elétrica pela Unicamp, ela foi cofundadora e coordenou o Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da universidade.

Baranauskas é a pesquisadora responsável pelo Projeto Temático Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação, apoiado pela FAPESP. 

“Nesse projeto buscamos construir conhecimento sobre os novos tipos de interação de pessoas em ambientes baseados na computação ubíqua [onipresente] e pervasiva [que se infiltra], típicas das tecnologias contemporâneas e cada vez mais presentes no ambiente cotidiano, como, por exemplo, a internet das coisas [IoT]. Buscamos novas teorias que deem suporte à prática do design de sistemas computacionais em tais ambientes”, disse. 

Baranauskas desenvolve estudos para o chamado design participativo, uma proposta de design de sistemas que envolve ou traz para o processo de design, por meio de artefatos e técnicas específicas, as partes interessadas.

“Dizemos que é o design ‘com’ o usuário e não o design ‘para’ [centrado] o usuário. No design participativo, conceber um determinado produto ou sistema não é tarefa de um designer que imagina um potencial usuário, mas sim uma tarefa conjunta de designers com pessoas ou coautores”, disse.

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