Projeto apoiado pela FAPESP estuda rotas tecnológicas e biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos (foto: Léo Ramos / Pesquisa FAPESP)
Projeto apoiado pela FAPESP estuda rotas tecnológicas e biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos
Projeto apoiado pela FAPESP estuda rotas tecnológicas e biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos
Projeto apoiado pela FAPESP estuda rotas tecnológicas e biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos (foto: Léo Ramos / Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP – O Laboratório de Otimização, Projetos e Controle Avançado da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp está com uma vaga de pós-doutorado disponível para o Projeto Temático “Desenvolvimento integrado de biorrefinaria e planta de bioetanol de cana-de-açúcar com emissão zero de CO2: rotas para converter recursos renováveis em bioprodutos e bioeletricidade”. Os interessados devem se inscrever até 1º de dezembro de 2017.
O projeto tem como objetivo a análise técnico-econômica e energética de rotas tecnológicas propostas para uma biorrefinaria de cana-de-açúcar com produção combinada de etanol e químicos. Considerando o sistema energético global de uma biorrefinaria, o trabalho deverá entregar propostas de melhoria de eficiência energética e avaliar o impacto delas na viabilidade econômica.
É desejável que o candidato tenha experiência em simulação de processos (Aspen Plus ou similar), análise econômica de projetos e análise energética de sistemas industriais (integração energética, incluindo operações unitárias, trocadores de calor, caldeiras e turbinas e processos de biorrefinarias).
Para se inscrever, o candidato deve enviar e-mail para o professor coordenador do projeto, Rubens Maciel Filho (ingridrocha@feq.unicamp.br), com curriculum vitae, carta de interesse e nomes e e-mails de duas pessoas como referência.
Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1821.
A oportunidade está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.