Evento na FSP-USP apresentará resultados do Projeto RRI Practice – Pesquisa e Inovação Responsável na Prática
Evento na FSP-USP apresentará resultados do Projeto RRI Practice – Pesquisa e Inovação Responsável na Prática
Agência FAPESP – O Seminário Avançado Pesquisa e Inovação Responsável, com o tema “Onde estamos e para onde vamos?”, será realizado no dia 8 de junho de 2018 na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em São Paulo.
É possível fazer uma ciência mais responsável? Como as instituições brasileiras têm internalizado os princípios da Pesquisa e Inovação Responsável (PIR)? Quais são os principais desafios para colocar em prática os cinco elementos-chave da PIR: igualdade de gênero, acesso aberto a uma ciência aberta, educação em ciência, ética e engajamento?
Para pensar sobre essas questões dentro do contexto brasileiro, Marko Monteiro, professor no Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, apresentará resultados preliminares do Projeto RRI Practice – Pesquisa e Inovação Responsável na Prática.
Financiado pela União Europeia, o projeto envolve um estudo sobre PIR em diferentes países, incluindo o Brasil. No seminário, Monteiro discutirá suas reflexões a partir de um workshop realizado em 2017 sobre PIR, que contou com a participação de diferentes instituições brasileiras de pesquisa.
A realização do seminário é do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Ciências Sociais e Sustentabilidade, com apoio do Programa de Pós-graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação Saúde Global e Sustentabilidade e da Comissão de Pós-graduação da FSP. A mediadora será Gabriela Marques Di Giulio, professora no Departamento de Saúde Ambiental da FSP;
O evento ocorrerá no Auditório Paula Souza da FSP, das 14h às 16h30. Não há necessidade de realização de inscrição previamente. Não haverá estacionamento no local.
Mais informações: http://novahygeia.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/6316
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.