Patrimônio paulista: políticas de tombamento e preservação
24 de agosto de 2017

Debate na Livraria da Unesp, em São Paulo, tratará de políticas de tombamento

Patrimônio paulista: políticas de tombamento e preservação

Debate na Livraria da Unesp, em São Paulo, tratará de políticas de tombamento

24 de agosto de 2017

 

Agência FAPESP – Afinal, tombar é a melhor forma de preservar? Para os proprietários dos imóveis em questão, é uma vantagem? Quais são os critérios para promover o tombamento? Esses e outros questionamentos serão tratados no debate “Patrimônio paulista: políticas de tombamento e preservação”. O evento é organizado pelo Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp e será realizado no dia 30 de agosto de 2017, às 18h30.

O assunto será apresentado e debatido por Carlos Augusto Mattei Faggin, arquiteto e presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat); pelo professor Percival Tirapeli e por Ana Luiza Martins, historiadora e ex-conselheira do Condephaat.

Durante o evento os palestrantes abordarão a presença dos tempos idos em construções, tais como edifícios, fazendas, escolas, igrejas, estações ferroviárias.

A ideia de um órgão estadual de proteção ao patrimônio cultural do Estado de São Paulo, para propor e executar tombamentos, além de protegê-lo de forma geral, começou a se concretizar em 1968. Naquele ano foi enviado à Assembleia Legislativa o projeto da lei que criava o Condephaat no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura, então Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo (SCET).

Ao ser aprovado, o projeto foi convertido na Lei 10.247 de 22/10/1968 e estabeleceu “a proteção aos documentos, obras, locais de valor histórico e artístico, monumentos e as paisagens naturais notáveis, bem como as jazidas arqueológicas”.

O debate ocorrerá na Livraria da Unesp, na praça da Sé, 108, 1º andar, São Paulo, perto da estação de metrô Sé. Inscrições gratuitas pelo site da Unesp. Haverá transmissão on-line do evento pelo site da TV Unesp.

Mais informações: www.cedem.unesp.br/#!/noticia/231/debate-aborda-politicas-de-tombamento-e-preservacao/ ou pelo telefone (11) 3116-1701.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.