Escola Politécnica da USP promove duas palestras sobre marco da história industrial brasileira
Escola Politécnica da USP promove duas palestras sobre marco da história industrial brasileira
Agência FAPESP – O Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) organizará duas palestras no dia 2 de agosto sobre os 200 anos de fundação da Fábrica de Ferro de Ipanema.
A primeira será proferida pelo engenheiro metalúrgico Fernando Landgraf, diretor de inovação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e livre-docente da Poli-USP.
Landgraf falará sobre o planejamento e execução do empreendimento siderúrgico que ocorreu na região de Sorocaba (SP), no início do século 19. Ele também tratará sobre a escolha do alto-forno como a tecnologia implantada.
A outra palestra será proferida em inglês pelo sueco Sven-Gunnar Sporback, engenheiro metalúrgico responsável pelo sítio arqueológico de Hagelsrum, na Suécia.
Sportback contará a história de Carl Gustav Hedberg, empresário sueco que esteve no Brasil de 1810 a 1814 para prestar auxílio técnico na instalação da fábrica.
A Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema foi criada em dezembro de 1810, na região de Sorocaba, no interior paulista, e permaneceu em atividade até 1895.
Entre vários produtos, forneceu equipamentos para a indústria canavieira e armas para conflitos históricos como a Guerra do Paraguai.
O evento será realizado das 14h às 16h no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Poli-USP, na Av. Prof. Mello Moraes, nº 2.463, São Paulo (SP).
Mais informações com o professor Landgraf pelo e-mail: f.landgraf@usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.