Palestras de divulgação científica do simpósio do 12º aniversário do ICTP-SAIFR
09 de fevereiro de 2024

Um dos palestrantes do evento será o ganhador do Nobel David Gross; participação é gratuita e não requer inscrição prévia

Palestras de divulgação científica do simpósio do 12º aniversário do ICTP-SAIFR

Um dos palestrantes do evento será o ganhador do Nobel David Gross; participação é gratuita e não requer inscrição prévia

09 de fevereiro de 2024

 

Agência FAPESP – Para comemorar seus 12 anos de atividade, o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, em 18 de fevereiro, três palestras de divulgação científica sobre temas da física abertas ao público geral.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), na capital paulista.

A primeira palestra, intitulada “A nova onda de tecnologias quânticas e o Brasil”, terá início às 14 horas. Será ministrada pelo professor do Instituto de Física e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Nussenzveig.

Às 15 horas, o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Harry Westfahl Jr., faz uma apresentação sobre o acelerador de partículas Sirius, instalado em Campinas e considerado a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil.

A terceira será às 16 horas, com o ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2004 e ex-diretor do Instituto Kavli de Física Teórica, nos Estados Unidos, David Gross. Ele fará a palestra “My bucket list” (Minha lista de desejos), com legendas em português.

A entrada é gratuita e não requer inscrição prévia, mas os assentos são limitados. As palestras também serão transmitidas pelo canal SAIFR Divulga! no YouTube.

As palestras serão no IFT-Unesp, na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 – Bloco II – Barra Funda – São Paulo/SP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.