Palestra: Prototipagem rápida e computação gráfica como métodos não invasivos no estudo de múmias egípcias
02 de agosto de 2004

Evento pretende abordar a reconstrução virtual e física de múmias, no dia 5 de agosto, no Centro de Pesquisas Renato Archer, em Campinas

02 de agosto de 2004

Agência FAPESP - Apresentar aspectos técnicos da reconstrução virtual e física de múmias por técnicas de tomografia computadorizada, computação gráfica e prototipagem rápida, com o objetivo de identificar os indivíduos e estudar as práticas funerárias da época.

Esse é o objetivo da palestra "Prototipagem rápida e computação gráfica como métodos não invasivos no estudo de múmias egípcias: identificação dos indivíduos e práticas funerárias", que ocorrerá no Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), em Campinas, no dia 5 de agosto.

As palestras serão proferidas pela pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sheila Maria de Souza, e pelo arqueólogo especializado em Egito, Antônio Brancaglione Neto, professor adjunto do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na ocasião também será apresentado o acervo do Museu Nacional, uma instituição científica pioneira em estudos no campo da História Natural e da Antropologia que conta com uma das maiores coleções mundiais de múmias egípcias.

Mais informações: www.cenpra.gov.br