Colóquio internacional no Museu da Língua Portuguesa celebrará a riqueza cultural e linguística dos povos da região da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa
Colóquio internacional no Museu da Língua Portuguesa celebrará a riqueza cultural e linguística dos povos da região da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa
Agência FAPESP – O Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas promoverá o colóquio internacional “Oyapock, o rio que une: línguas e conhecimentos indígenas além das fronteiras” entre 26 e 28 de novembro, em São Paulo.
O evento vai celebrar a riqueza cultural e linguística dos povos da região da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa, com o objetivo de fortalecer alianças, visibilizar iniciativas de revitalização e documentação e refletir sobre políticas públicas que respeitem a autodeterminação dos povos indígenas, cujas existências resistem e florescem além das fronteiras.
Temas como multilinguismo, políticas linguísticas, educação intercultural, revitalização cultural e linguística, museus indígenas, restituição de coleções e desafios contemporâneos serão abordados, privilegiando vozes indígenas.
O evento, organizado em seis mesas de debate, reunirá linguistas, antropólogos, educadores, artistas e lideranças para debater temas relevantes aos povos originários de um modo geral, e especialmente aos Wajãpi, Wayana, Apalai, Kali’na, Galibi Kaliña, Galibi Marworno, Parikweneh, Palikur, Karipuna, Lokono, Teko e Kaxuyana, povos que habitam o Planalto das Guianas. Entre outros, participarão Daiara Tukano, Kassia Lod, Cristine Takuá, Angela Kaxuyana, Dominique Gallois e Eduardo Neves (Brasil), Anne-Marie Chambrier, Aïmawale Opoya e Corinne Toka Devilliers (Guiana Francesa) e Isabelle Léglise (França).
O colóquio acontecerá no Museu da Língua Portuguesa, cujo endereço é pça. da Luz, s/nº, Centro Histórico, São Paulo. Para participar é preciso se inscrever gratuitamente na página do evento na plataforma Sympla (vagas limitadas). Haverá tradução simultânea, intérprete de Libras e emissão de certificado de participação.
O Centro de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas é um projeto conjunto do Museu da Língua Portuguesa e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), com financiamento da FAPESP (24/17531-3 e 24/17181-2).
Mais informações em: linguaseculturasindigenas.org.br/2025/11/11/coloquio-internacional-oyapock-o-rio-que-une/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.