Próxima edição da USP Talks terá início às 18 horas, no auditório do Masp; participação é gratuita
Próxima edição da USP Talks terá início às 18 horas, no auditório do Masp; participação é gratuita
Agência FAPESP – A Universidade de São Paulo (USP) promoverá amanhã (30/11) uma nova edição da série USP Talks, com o tema “Os primeiros humanos no Brasil: quem foram, quando chegaram e como viveram?”.
Os palestrantes serão a professora Ximena Villagran e o professor André Strauss, ambos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, especialistas no estudo do povoamento das Américas e da história dos povos originários do nosso continente.
Um dos tópicos que serão tratados no evento é a narrativa da Luzia, uma jovem cujo crânio foi encontrado por pesquisadores ainda na década de 1970, na região de Lagoa Santa (MG), e que é considerada o fóssil humano mais antigo das Américas, com cerca de 13.500 anos.
Mas qual foi, exatamente, o papel que Luzia e seus semelhantes desempenharam no povoamento da América do Sul e do Brasil? Foram os primeiros a chegar aqui? Será que deixaram descendentes? Como era seu estilo de vida; e qual a relação deles com os povos indígenas brasileiros?
Essas e outras questões serão abordadas no evento, incluindo o acirrado debate sobre a origem (natural ou antrópica) dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no Piauí; as controversas hipóteses de migrações transpacíficas vindas da Polinésia; e as implicações do tão esperado sequenciamento do DNA fóssil dos Povos de Luzia, que está em andamento na Universidade de São Paulo.
O público presente também terá a oportunidade de manusear réplicas de crânios e artefatos antigos; e os primeiros a chegar ganharão réplicas em miniatura do rosto de Luzia.
A 52ª edição da USP Talks é gratuita e aberta ao público. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do evento, que acontecerá das 18h às 19h30, no auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), av. Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/5n6bvb5c.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.