Oliver Smithies em São Paulo
07 de março de 2008

Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007 participará de palestra na exposição Revolução Genômica no domingo (9/3) e, no dia seguinte, de simpósio na Unifesp

Oliver Smithies em São Paulo

Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007 participará de palestra na exposição Revolução Genômica no domingo (9/3) e, no dia seguinte, de simpósio na Unifesp

07 de março de 2008

 

Agência FAPESP – O britânico Oliver Smithies, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 2007, ministrará palestra na programação cultural da exposição Revolução Genômica no domingo (9/3), às 11 horas, no auditório do Pavilhão Armando de Arruda Pereira, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

No dia seguinte, Smithies estará na abertura do 1º Simpósio Brasileiro de Tecnologia Transgênica, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), organizado pelo biofísico João Bosco Pesquero. No evento, que será realizado até 12, serão mostradas aplicações da tecnologia transgênica no Brasil e no mundo em áreas como medicina e pecuária.

A vinda de Oliver Smithies a São Paulo é resultado de uma parceria entre a revista Pesquisa FAPESP, organizadora da programação cultural da exposição Revolução Genômica, e a Unifesp.

Smithies foi um dos primeiros cientistas a identificar a recombinação homóloga, processo que permite modificar quaisquer genes das células-tronco embrionárias.

A partir desse conhecimento, desenvolveu-se a técnica conhecida como "nocaute", que consiste em anular ou modificar um gene específico, permitindo o surgimento de animais transgênicos.

Formou-se em fisiologia na Universidade de Oxford em 1946, mesma universidade onde obteve o doutorado em bioquímica, em 1951. Atualmente, é professor de patologia e de medicina laboratorial na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.




  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.