Olimpíada Brasileira de Física seleciona representantes para eventos internacionais
25 de julho de 2003

Expectativa da Sociedade Brasileira de Física é que 20 mil alunos participem da competição que acontece em 24 Estados brasileiros.

Olimpíada Brasileira de Física seleciona representantes para eventos internacionais

Expectativa da Sociedade Brasileira de Física é que 20 mil alunos participem da competição que acontece em 24 Estados brasileiros.

25 de julho de 2003

 

Agência FAPESP - A 5º edição da Olimpíada Brasileira de Física, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), começa em agosto com o objetivo de estimular o interesse dos alunos do ensino médio pela Física. O projeto também visa melhorar o ensino da disciplina e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

O evento é realizado em três fases, com 24 Estados participantes representados por um coordenador vinculado à universidades federais e estaduais. A primeira fase, em 16/8, será realizada na escola de cada estudante. Na segunda etapa, em 27/9, em locais determinados pelos coordenadores, participam os estudantes que acertarem na primeira fase um número mínimo de pontos definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física (COBF).

A terceira fase será no dia 1/11, na sede da coordenação estadual. Nesta etapa, participam somente os estudantes que na segunda fase atingirem a nota mínima definida pela comissão. As questões das provas aplicadas da primeira fase são objetivas e as da segunda e terceira fases discursivas.

A expectativa é que 20 mil alunos se inscrevam na competição, que serve como preparação dos alunos brasileiros para a Olimpíada Internacional de Física (International Physics Olympiad - IPhO) e para a Olimpíada Iberoamericana de Física (OlbF).

A seleção das equipes para as competições internacionais é feita em duas etapas. Na primeira, são escolhidos os 40 melhores alunos classificados na terceira fase da OBF. Na segunda etapa, a seleção é feita através de provas baseadas nos programas de Física exigidos pelo ensino médio brasileiro e pelas Olimpíadas Internacionais.

No caso da IphO, a equipe brasileira pode ter até cinco representantes. Na competição continental este número cai para quatro. O número de alunos brasileiros em cada equipe é definido de acordo com a verba disponível em cada ano. Para enviar os selecionados ao exterior, a SBF tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Para participar, o estudante deve entrar em contato com o coordenador estadual ou regional de sua escola. As instituições que ainda não tiverem coordenador cadastrado devem entrar em contato com a secretaria do evento pelo e-mail obfisica@sbf.if.usp.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.