O objetivo das oficinas é aperfeiçoar profissionais, a partir de aulas teóricas e práticas, no uso de técnicas menos convencionais.
O objetivo das oficinas é aperfeiçoar profissionais, a partir de aulas teóricas e práticas, no uso de técnicas menos convencionais.
Agência FAPESP – O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France organizam, de 25 a 31 de outubro, uma escola de formação sobre as problemáticas e metodologias na interface da física, da química analítica, da arqueologia e da conservação-restauração. O evento faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.
Composto de oficinas, o programa incluirá cursos teóricos sobre os principais temas e técnicas das ciências do patrimônio, além de demonstrações e trabalhos práticos.
“Técnicas de exame”, “Técnicas elementares e estruturais”, “Métodos analíticos no estudo de arte e arqueologia” e "História da Arte, técnica e documentação científica por imagem” serão as oficinas ministradas.
O encontro reúne cerca de 25 docentes do Brasil, da França e da América Latina, especialistas em física, química analítica, geologia, conservação, restauração e arqueologia, com atuação profissional nos domínios da caracterização, de técnicas de conservação-restauração e de valorização cultural do patrimônio histórico.
O evento será realizado no Campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del Rei (MG), no Anfiteatro da Biblioteca Otto Lara Resende.
Mais informações: http://www.cbpf.br/cadapac
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.