Ocupação Antonio Candido
22 de maio de 2018

IEB-USP inaugura exposição no Itaú Cultural para rever a trajetória do crítico literário. Haverá colóquio com a professora Walnice Nogueira Galvão

Ocupação Antonio Candido

IEB-USP inaugura exposição no Itaú Cultural para rever a trajetória do crítico literário. Haverá colóquio com a professora Walnice Nogueira Galvão

22 de maio de 2018

 

Agência FAPESP – O Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP homenagearão o escritor, crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017) com a exposição Ocupação Antonio Candido, que será inaugurada no dia 23 de maio de 2018, em São Paulo.

A exposição irá rever a trajetória de Candido e reunirá documentos de seu acervo pessoal, doado por sua família para o IEB-USP. Durante a inauguração, será realizado um colóquio internacional sobre diferentes aspectos da vida do crítico. O colóquio será ministrado pela professora Walnice Nogueira Galvão (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH – da USP), que foi aluna e assistente de Candido na USP.

A palestra será às 19 horas na Sala Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Haverá outras palestras nos dias 24 e 25, no mesmo local, com participação de Celso Lafer, ex-presidente da FAPESP, dos escritores Antonio Prata e Luiz Ruffato, da historiadora literária tcheca Sárka Grauová, do professor Pablo Rocca (Universidad de la República, Uruguai) e dos pesquisadores José Miguel Wisnik (FFLCH-USP) e Marisa Lajolo (Universidade Presbiteriana Mackenzie).

A exposição estará aberta até 12 de agosto de 2018, de terça a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e das 11 às 20 horas nos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

Mais informações: www.itaucultural.org.br/ocupacao-antonio-candido.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.