Exposição no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, em São Paulo, estará em cartaz até 29 de junho com dezenas de livros impressos entre os séculos 16 e 20
Exposição no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, em São Paulo, estará em cartaz até 29 de junho com dezenas de livros impressos entre os séculos 16 e 20
A partir de obras pertencentes às coleções do IEB e da Biblioteca Mário de Andrade, segundo os organizadores, o objetivo da mostra é oferecer aos visitantes uma visão geral dos critérios determinantes da raridade de um livro, assim como problemas e desafios relacionados à conservação, restauro e integridade das obras.
A exposição conta com dezenas de livros raros, impressos entre os séculos 16 e 20, entre os quais os exemplares Oração apodixica aos scismáticos da pátria, primeira obra publicada por um brasileiro, e Histoire des choses memorables de Jean de Léry e a Voyage Pittoresque et historique au Brésil, de Jean Baptiste Debret.
Integram também a exposição a primeira edição de As primaveras, de Casimiro de Abreu, além de Pau Brasil, de Oswald de Andrade, impresso em Paris, e as Memorias posthumas de Braz Cubas, de Machado de Assis.
Mais informações: www.ieb.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.