A física Patrícia Magalhães, da Unicamp, é a convidada deste evento de divulgação científica promovido pelo ICTP-SAIFR
A física Patrícia Magalhães, da Unicamp, é a convidada deste evento de divulgação científica promovido pelo ICTP-SAIFR
Agência FAPESP – Para onde foi toda a antimatéria do Universo? Essa questão que intriga a comunidade científica é o tema da edição de outubro do “Papos de Física”, evento que será realizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) nesta quinta-feira (26/10).
A convidada será a física Patrícia Magalhães/, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante da colaboração Large Hadron Collider beauty (LHCb) na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês).
Segundo os modelos mais aceitos sobre o Big Bang, uma quantidade igual de matéria e antimatéria foi gerada no início do Universo. No entanto, hoje a matéria é predominante. A conversa com a pesquisadora vai explorar esse tópico e discutir como a existência da antimatéria influencia a vida e a compreensão do Universo.
A série Papos de Física é um projeto de divulgação científica do ICTP-SAIFR que busca disseminar as recentes descobertas científicas na área da física. São apresentações curtas de 20 minutos, seguidas de debates, promovidas em bares e outros ambientes informais, com conteúdo acessível a públicos diversos.
A edição de outubro começa às 19h30, na Cervejaria Zuraffa, rua Artur de Azevedo, 1.902, Pinheiros, São Paulo. O evento é gratuito e aberto ao público.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/papos-de-fisica/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.