Palestra explica como programa da FAPESP pode contribuir para gerar inovação e criar startups em São Carlos
Palestra explica como programa da FAPESP pode contribuir para gerar inovação e criar startups em São Carlos
Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará, no dia 30 de março de 2016, uma palestra sobre como o Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP pode apoiar a execução de pesquisa científicas ou tecnológicas em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo.
A palestra “O Programa PIPE da FAPESP e a sua Startup São-carlense” é uma oportunidade para auxiliar pós-graduandos recém-formados na criação de startups e será ministrada pelo professor Fabio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, que também é coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP.
O evento ocorrerá às 15 horas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001) do ICMC. Serão apresentados o histórico e os objetivos do PIPE, bem como discutidas as características que um bom projeto deve ter para ser submetido ao programa. A plateia também terá a oportunidade de tirar suas dúvidas.
No mesmo auditório, às 18 horas, Kon falará sobre “Modelo de maturidade para ecossistemas de startups de software: onde sua cidade se encaixa e o que você pode fazer por ela?”.
Nessa palestra, Kon apresentará um modelo resultante de pesquisas de campo realizadas em Tel Aviv, Nova York e em São Paulo. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Empreendedorismo Digital do IME-USP.
Kon também discutirá como esse modelo pode trazer subsídios para que as cidades definam diretrizes e planos de ação para o desenvolvimento de um ambiente favorável à criação de empresas nascentes de cunho tecnológico.
Mais informações: comunica@icmc.usp.br e (16) 3373-9666.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.