Seminário sobre vantagens do modelo de alta resolução para estudos geológicos será realizado no Departamento de Geofísica do IAG-USP
Seminário sobre vantagens do modelo de alta resolução para estudos geológicos será realizado no Departamento de Geofísica do IAG-USP
Agência FAPESP – O seminário “O modelo global do campo de gravidade da Terra EGM08: avaliação e benefícios para o Brasil”, com o professor Nelsi Côgo de Sá, do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), será realizado no dia 25 de junho.
O evento, voltado a interessados em geologia e geofísica, docentes e alunos de graduação e pós-graduação, ocorrerá no auditório 1 do IAG-USP, na Cidade Universitária, na capital paulista, a partir das 16h30.
Segundo os organizadores, a evolução da informática e dos algoritmos para modelagem do campo de gravidade possibilitam aplicações anteriormente inviáveis, como na unificação de referenciais altimétricos, na monitoração da redistribuição de massa da Terra ou na interpretação geofísica em escalas regional e global. O modelo geopotencial de altíssima resolução espacial, denominado Earth Gravitational Model 2008 (EGM08), foi determinado para integrar essas informações.
No seminário, serão apresentados os tipos de dados, as estratégias de avaliação do EGM08 e resultados preliminares de seu uso, com ênfase nas aplicações e benefícios que esse modelo proporciona para as geociências, em particular no Brasil.
O IAG fica na R. do Matão 1226, Cidade Universitária. Mais informações: (11) 3091-4760.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.