Painel na USP com pesquisadores de Princeton tem como objetivo apresentar um panorama sobre o racismo em Cuba e no Haiti
Painel na USP com pesquisadores de Princeton tem como objetivo apresentar um panorama sobre o racismo em Cuba e no Haiti
Agência FAPESP – Apresentar um panorama do racismo em Cuba e no Haiti por meio de uma abordagem comparativa é o objetivo do painel O Lugar da Raça: Debates Caribenhos Contemporâneos, que se realiza no dia 27 de junho, às 14h30, na sala de eventos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Participarão do evento os professores Rachel Price e Nick Nesbitt, da Princeton University, o professor Omar Ribeiro Thomaz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a professora Lilia Moritz Schwarcz, da USP, que coordenará o painel.
Para pesquisadores da Rede Global Colaborativa “Raça e Cidadania nas Américas” (Raca, na sigla em inglês), uma das organizadoras do painel, a crítica ao conceito biológico de raça não eliminou o racismo e o “racismo social” continua presente nas práticas cotidianas.
O painel será realizado em inglês, com tradução simultânea. O evento é gratuito e aberto ao público (mediante inscrição prévia pelo e-mail rborsanelli@usp.br, com Rafael Borsanelli), com transmissão ao vivo pelo site http://www.iea.usp.br/aovivo.
Mais informações: http://www.iea.usp.br/noticias/pesquisadores-de-princeton-apresentam-painel-do-racismo-no-caribe e pelo telefone (11) 3091-1664.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.