O caso do navio escravagista Camargo
05 de julho de 2023

Evento no Rio de Janeiro apresentará resultados de pesquisa sobre embarcação naufragada no litoral brasileiro

O caso do navio escravagista Camargo

Evento no Rio de Janeiro apresentará resultados de pesquisa sobre embarcação naufragada no litoral brasileiro

05 de julho de 2023

 

Agência FAPESP – O seminário “O caso do navio escravagista Camargo - Resgatando a materialidade de uma história brasileira e internacional sobre um crime contra a humanidade” será realizado nesta sexta-feira (07/07), na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

O evento apresentará um projeto de pesquisa sobre o caso, que representa a primeira iniciativa de estudos sobre os vestígios de um navio escravagista naufragado no litoral brasileiro, o Brigue Camargo, e reúne provas do tráfico transatlântico ilegal de africanos ao Brasil.

O Brigue Camargo foi roubado na Califórnia (Estados Unidos) em 1851, pelo seu capitão Nathaniel Gordon, que navegou até Moçambique, de onde trouxe cerca de 500 africanos escravizados para o porto clandestino do Bracuí, em Angra dos Reis, em dezembro de 1852, quando foi afundado intencionalmente. As pesquisas arqueológicas sistemáticas para a localização dos restos do navio no fundo da Baía da Ilha Grande foram iniciadas em 2022 e simbolizam a abertura de uma nova linha investigativa global em águas brasileiras.

O evento contará com a participação de pesquisadores e autoridades brasileiras e norte-americanas, bem como da comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí, de Angra dos Reis.

O seminário é promovido conjuntamente pelo Instituto AfrOrigens, do projeto Passados Presentes, o Quilombo Santa Rita do Bracuí e o Arquivo Nacional, em parceira com o Slave Wrecks Project, uma rede internacional coordenada pelo Smithsonian Institution National Museum of African American History and Culture com a George Washington University (Estados Unidos), que estuda naufrágios de navios escravagistas pelo mundo.

As atividades começarão às 9 horas. O endereço do Arquivo Nacional é Pça. da República, 173, Centro, Rio de Janeiro.

Mais informações: https://tinyurl.com/5bhj6es3.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.