Evento no Rio de Janeiro apresentará resultados de pesquisa sobre embarcação naufragada no litoral brasileiro
Evento no Rio de Janeiro apresentará resultados de pesquisa sobre embarcação naufragada no litoral brasileiro
Agência FAPESP – O seminário “O caso do navio escravagista Camargo - Resgatando a materialidade de uma história brasileira e internacional sobre um crime contra a humanidade” será realizado nesta sexta-feira (07/07), na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
O evento apresentará um projeto de pesquisa sobre o caso, que representa a primeira iniciativa de estudos sobre os vestígios de um navio escravagista naufragado no litoral brasileiro, o Brigue Camargo, e reúne provas do tráfico transatlântico ilegal de africanos ao Brasil.
O Brigue Camargo foi roubado na Califórnia (Estados Unidos) em 1851, pelo seu capitão Nathaniel Gordon, que navegou até Moçambique, de onde trouxe cerca de 500 africanos escravizados para o porto clandestino do Bracuí, em Angra dos Reis, em dezembro de 1852, quando foi afundado intencionalmente. As pesquisas arqueológicas sistemáticas para a localização dos restos do navio no fundo da Baía da Ilha Grande foram iniciadas em 2022 e simbolizam a abertura de uma nova linha investigativa global em águas brasileiras.
O evento contará com a participação de pesquisadores e autoridades brasileiras e norte-americanas, bem como da comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí, de Angra dos Reis.
O seminário é promovido conjuntamente pelo Instituto AfrOrigens, do projeto Passados Presentes, o Quilombo Santa Rita do Bracuí e o Arquivo Nacional, em parceira com o Slave Wrecks Project, uma rede internacional coordenada pelo Smithsonian Institution National Museum of African American History and Culture com a George Washington University (Estados Unidos), que estuda naufrágios de navios escravagistas pelo mundo.
As atividades começarão às 9 horas. O endereço do Arquivo Nacional é Pça. da República, 173, Centro, Rio de Janeiro.
Mais informações: https://tinyurl.com/5bhj6es3.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.