Debate on-line reunirá dois pesquisadores brasileiros reconhecidos internacionalmente – um que optou por ficar no país e outra que atua na França
Debate on-line reunirá dois pesquisadores brasileiros reconhecidos internacionalmente – um que optou por ficar no país e outra que atua na França
Agência FAPESP – A produtora e showrunner Claudia Santos, autora da série “Cientistas brasileiros entre os melhores”, será a palestrante no segundo Encontro de Ideias do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), nesta quarta-feira (27/10).
Santos falará sobre “Novas formas de viabilizar recursos financeiros para a ciência no Brasil”, abordando aspectos como o papel do audiovisual nesse cenário, a importância de falar de ciência para públicos normalmente não priorizados, como os trabalhadores brasileiros, a evasão de cérebros do país e opções de investimento em ciência e tecnologia.
O Encontro de Ideias é uma iniciativa do Núcleo de Divulgação Científica do Ipen, que tem como objetivo disseminar e debater temas relativos à ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
Para debater com ela, foram convidados o físico Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), e a veterinária Natalia Santos, sênior clínica do Serviço de Medicina Preventiva da École Nationale Vétérinaire d’Alfort (França). A ideia é trazer dois pontos de vista distintos: de um cientista reconhecido internacionalmente, mas que, mesmo tendo inúmeras oportunidades, optou por ficar no Brasil, e de outra que optou por trabalhar fora do país.
O evento será transmitido às 14 horas, pela plataforma Conferência Web. Para assistir é preciso se registrar.
Mais informações pelo telefone (11) 99115-7624 ou pelo e-mail anapaula@ipen.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.