Neutrinos, Matéria Escura e outros Enigmas
19 de fevereiro de 2025

O professor André Luiz de Gouvêa, da Universidade Northwestern, apresenta palestra sobre o setor “invisível” da física de partículas

Neutrinos, Matéria Escura e outros Enigmas

O professor André Luiz de Gouvêa, da Universidade Northwestern, apresenta palestra sobre o setor “invisível” da física de partículas

19 de fevereiro de 2025

 

Agência FAPESP – A próxima palestra de divulgação científica do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) será ministrada nesta sexta-feira (21/02), às 19 horas, pelo físico André Luiz de Gouvêa, professor da Universidade Northwestern (Estados Unidos). A entrada é gratuita e não requer inscrição.

O evento terá como tema “Neutrinos, Matéria Escura e outros Enigmas”. Gouvêa falará sobre o setor “invisível” da física de partículas, argumentando que a investigação desses fenômenos enigmáticos pode impactar a nossa compreensão do mundo nas menores distâncias imagináveis.

O cientista concentra seus esforços de pesquisa na física teórica de alta energia, mais especificamente na fenomenologia da física que está além do modelo padrão da física de partículas. Ele tem especial interesse na origem das massas dos neutrinos e seu impacto na compreensão da física fundamental. É também presidente da Divisão de Partículas e Campos da Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês).

O evento será no Auditório do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, 4º andar, Várzea da Barra Funda (ao lado do metrô Barra Funda), São Paulo, SP.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal SAIFR Divulga! no YouTube.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/public-lectures/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.