Palestras com Gary Steigman (Universidade de Ohio), Martín Cammarota (PUC-RS) e Roberto Covolan (Unicamp) serão destaque no ciclo complementar à exposição Einstein, no sábado (15/11) e domingo
Palestras com Gary Steigman (Universidade de Ohio), Martín Cammarota (PUC-RS) e Roberto Covolan (Unicamp) serão destaque no ciclo complementar à exposição Einstein, no sábado (15/11) e domingo
Agência FAPESP – O ciclo de palestras complementar à exposição Einstein, promovido pela revista Pesquisa FAPESP em parceria com o Instituto Sangari, prossegue no sábado (15/11), às 15h, com duas palestras. A entrada é franca.
Martín Cammarota, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, falará sobre “O tempo e a memória”, enquanto Roberto Covolan, professor da Universidade Estadual de Campinas, abordará o tema “Impactos da obra de Einstein no campo da física médica”.
No domingo (16), às 11h, Gary Steigman, professor da Universidade do Estado de Ohio, Estados Unidos, dará a palestra “O mistério do Universo em aceleração”. Rogério Rosenfeld, físico e professor do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista, coordenará a palestra, que terá tradução simultânea.
Steigman comentará que, diferentemente do que previam as leis de gravidade formuladas por Isaac Newton e revisadas por Albert Einstein, o Universo está em expansão. Em 1917, Einstein modificou a Teoria da Relatividade Geral acrescentando um termo que pudesse explicar a aceleração observada do Universo, mas depois ele próprio rejeitou essa modificação.
As palestras serão realizadas no Pavilhão Armando de Arruda Pereira (antigo prédio da Prodam), Parque do Ibirapuera, portão 10, São Paulo, SP.
Mais informações: www.revistapesquisa.fapesp.br e www.einsteinbrasil.com.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.