Seminário reunirá pesquisadores de diversas instituições em debates sobre nanotecnologia na Unisinos, em São Leopoldo (RS)
Seminário reunirá pesquisadores de diversas instituições em debates sobre nanotecnologia na Unisinos, em São Leopoldo (RS)
Agência FAPESP – O seminário “Nanotecnologias: um desafio para o século 21” será realizado de 18 a 20 de outubro de 2010, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).
Segundo o grupo de pesquisa Jusnano, que reúne pesquisadores da Unisinos e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, o encontro pretende aprofundar a discussão sobre aspectos que auxiliem no estabelecimento de marcos regulatórios para a nanotecnologia.
O tema “O Brasil na era das nanotecnologias” terá como palestrantes Mário Norberto Baibich, diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Julio César Ferst, secretário adjunto da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.
“Diálogo entre as nanotecnologias e o meio ambiente” reunirá no debate os professores Leonel Severo Rocha e Délton Winter de Carvalho (da Unisinos) e Patrick de Araújo Ayala (da Universidade Federal do Mato Grosso).
“As nanotecnologias, a propriedade intelectual e os impactos na economia” terá como palestrantes Ângela Kretschmann e Liz Beatriz Saz (Unisinos) e Paulo Roberto Martins (IPT).
“As pesquisas científicas com nanotecnologias realizadas na academia”, “A física como um dos pilares das nanotecnologias”, “Nanotecnologias, direitos humanos e os desafios da inovação tecnológica” e “Desafios éticos diante da aplicação das nanotecnologias: A nanobiotecnologia, a indústria alimentar e a saúde humana” serão alguns dos outros temas apresentados.
Mais informações: http://jusnano.blogspot.com e Mais informações e inscrições: jusnano@gmail.com.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.