Nanotecnologias: um desafio para o século 21
16 de setembro de 2010

Seminário reunirá pesquisadores de diversas instituições em debates sobre nanotecnologia na Unisinos, em São Leopoldo (RS)

Nanotecnologias: um desafio para o século 21

Seminário reunirá pesquisadores de diversas instituições em debates sobre nanotecnologia na Unisinos, em São Leopoldo (RS)

16 de setembro de 2010

 

Agência FAPESP – O seminário “Nanotecnologias: um desafio para o século 21” será realizado de 18 a 20 de outubro de 2010, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).

Segundo o grupo de pesquisa Jusnano, que reúne pesquisadores da Unisinos e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, o encontro pretende aprofundar a discussão sobre aspectos que auxiliem no estabelecimento de marcos regulatórios para a nanotecnologia.

O tema “O Brasil na era das nanotecnologias” terá como palestrantes Mário Norberto Baibich, diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, e Julio César Ferst, secretário adjunto da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

“Diálogo entre as nanotecnologias e o meio ambiente” reunirá no debate os professores Leonel Severo Rocha e Délton Winter de Carvalho (da Unisinos) e Patrick de Araújo Ayala (da Universidade Federal do Mato Grosso).

“As nanotecnologias, a propriedade intelectual e os impactos na economia” terá como palestrantes Ângela Kretschmann e Liz Beatriz Saz (Unisinos) e Paulo Roberto Martins (IPT).

“As pesquisas científicas com nanotecnologias realizadas na academia”, “A física como um dos pilares das nanotecnologias”, “Nanotecnologias, direitos humanos e os desafios da inovação tecnológica” e “Desafios éticos diante da aplicação das nanotecnologias: A nanobiotecnologia, a indústria alimentar e a saúde humana” serão alguns dos outros temas apresentados.

Mais informações: http://jusnano.blogspot.com e Mais informações e inscrições: jusnano@gmail.com.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.