Testes in vitro foram feitos por pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, em São José do Rio Preto (foto: Marilia de Freitas Calmon/Unesp)

Produtos naturais
Nanoemulsão de óleo de copaíba apresenta potencial antiviral contra o zika
25 de março de 2024
EN ES

Resultados de testes com a substância, divulgados na PLOS ONE, abrem caminho para o desenvolvimento de medicamentos ou vacinas contra a doença

Produtos naturais
Nanoemulsão de óleo de copaíba apresenta potencial antiviral contra o zika

Resultados de testes com a substância, divulgados na PLOS ONE, abrem caminho para o desenvolvimento de medicamentos ou vacinas contra a doença

25 de março de 2024
EN ES

Testes in vitro foram feitos por pesquisadores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, em São José do Rio Preto (foto: Marilia de Freitas Calmon/Unesp)

 

Julia Moióli | Agência FAPESP – Em artigo publicado na revista PLOS ONE, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) descreveram uma potencial estratégia de combate ao vírus zika (ZIKV). O artigo mostra resultados de testes in vitro que apontaram efeito antiviral de uma nanoemulsão de óleo de copaíba (Copaifera officinalis), planta usada por indígenas da região amazônica para tratar doenças de pele.

Há cerca de oito anos, o zika se revelou capaz de causar em bebês uma síndrome congênita que inclui alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras. Em adultos também pode provocar transtornos neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré. Até o momento, não há vacinas ou opções específicas para tratar a infecção.

O Brasil foi um dos países mais afetados pelo problema, com mais de 250 mil casos suspeitos só em 2016. Apesar de o pior momento da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – transmissor também dos vírus dengue e chikungunya – ter passado, o vírus zika ainda circula pelo país. Embora nenhuma morte por zika tenha sido registrada em 2024, os casos prováveis aumentaram cerca de 16% nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. São um pouco mais de 1,3 mil, praticamente todos no Espírito Santo, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na última terça-feira (19/03) pela Agência Brasil.

“Além de indicar caminhos para o desenvolvimento de terapias para uma doença negligenciada, é importante ressaltar que se trata de um óleo natural – e usado em pequena quantidade, o que poderia facilitar o desenvolvimento de um futuro fármaco”, afirma Marilia de Freitas Calmon, pesquisadora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, campus de São José do Rio Preto.

O estudo, que contou com financiamento da FAPESP, foi iniciado com ensaios que confirmaram a estabilidade das nanoemulsões por 60 dias, quando armazenadas a 4° C, e sua capacidade de ser internalizada pelas células infectadas pelo vírus.

Na sequência, foram feitos tratamentos simultâneos com a nanoemulsão a uma concentração máxima não tóxica de 180 microgramas por mililitro (μg/mL). Os resultados foram comparados com os de outra formulação sem o óleo de copaíba. Foi observada uma inibição viral de 80% para a versão com o óleo e de 70% para a versão sem, ou seja, tanto a estrutura da nanoemulsão quanto sua associação com o óleo apresentaram a atividade.

Os pesquisadores também fizeram um ensaio de dose-dependência para verificar se uma concentração aumentada melhoraria a capacidade de inibição nos níveis de RNA viral, o que foi confirmado.

Próximos passos

Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores são cautelosos: como a nanoemulsão sem óleo também apresentou atividade antiviral, existe a possibilidade de parte do efeito estar relacionada à composição da lecitina do ovo (principalmente fosfatidilcolina) presente na estrutura da nanoemulsão. Outros estudos já demonstraram, inclusive, capacidade inibitória de nanoemulsão lipídica derivada de alimentos naturais.

Além disso, faltam detalhes sobre como a replicação do ZIKV é inibida. A coordenadora da pesquisa explica que são necessários estudos adicionais para identificar, por exemplo, em quais etapas isso ocorre. “Com essas informações, seria possível determinar a maneira como um futuro medicamento poderia ser utilizado: como pré-tratamento ou após a infecção”, acredita Calmon.

Por enquanto, a prevenção se mantém como a melhor maneira de combater a doença, segundo o Ministério da Saúde, que recomenda evitar acúmulo de água em calhas, caixas d’água abertas, lajes, pneus e vasos, locais onde o Aedes aegypti deposita seus ovos – o que ajuda também no combate à dengue.

Caso apresente sintomas como febre abrupta, dor de cabeça, atrás dos olhos, nas articulações e no corpo; náuseas, vômitos e dores abdominais; além de coceira e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar o serviço de saúde o quanto antes.

O artigo Synthesis of copaiba (Copaifera officinalis) oil nanoemulsion and the potential against Zika virus: An in vitro study pode ser lido em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0283817.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.