Museu Goeldi para franceses
08 de março de 2005

Instituição participará com peças de seu acervo em duas exposições que fazem parte dos eventos que celebrarão o Ano do Brasil na França

Museu Goeldi para franceses

Instituição participará com peças de seu acervo em duas exposições que fazem parte dos eventos que celebrarão o Ano do Brasil na França

08 de março de 2005

 

Agência FAPESP - O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) estará participando com peças de seu acervo nas comemorações do Ano do Brasil na França. Seguindo a instituição, a participação se dará em duas exposições e em um seminário.

O Brasil é o 15º país convidado pelo governo da França a expor sua cultura no país. Mais de 400 eventos, entre março e dezembro, farão parte do projeto "Brésil, Brésis" ("Brasil, Brasis"), em 2005.

Na exposição Brésil indien: Les arts des amerindiens, de 21 de março a 27 de julho na Galerie du Grand Palais, em Paris, serão expostas 31 peças arqueológicas e cinco etnográficas do Museu Goeldi. Artigos das pesquisadoras Lúcia van Velthem, sobre cestaria indígena, e Denise Schaan, sobre a arqueologia do Marajó, também farão parte do catálogo da exposição.

A exposição Rêves d'Amazonie será apresentada de 29 de abril a 13 de novembro, na Abadia Daoulas, na Bretanha, com 15 peças de arqueologia e seis de etnologia do acervo do museu brasileiro.

Outra participação do MPEG será no colóquio internacional que ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro no Maison de l'Amérique Latine, em Paris, com o tema Environnement, Sécurité et Souveraineté en Amazonie.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.