Nova edição da série Física em Casa, promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, explicará como os líquidos se comportam em contato com uma superfície sólida
Nova edição da série Física em Casa, promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, explicará como os líquidos se comportam em contato com uma superfície sólida
Agência FAPESP – A próxima edição da série de palestras on-line Física em Casa, organizada pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), terá como tema “Molha ou não molha?” e acontecerá remotamente nesta quinta-feira (28/04).
O evento abordará fenômenos de molhabilidade, termo usado para descrever como os líquidos se comportam em contato com uma superfície sólida.
Quais propriedades de superfícies e dos líquidos dão origem a diferentes reações físicas nesse encontro? Como essas propriedades podem ser usadas para diferentes aplicações? Como caracterizar e entender a passagem de um estado para outro? Na palestra, a professora Carolina Brito, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutirá alguns fenômenos de molhabilidade e a física envolvida para entender esses comportamentos.
O Física em Casa é uma iniciativa do ICTP-SAIFR para promover a divulgação científica no período de isolamento. Nos encontros, um físico convidado aborda alguma área de seu interesse de maneira acessível ao público geral, com espaço reservado para perguntas e interação com os espectadores.
Os eventos ocorrem uma vez ao mês, em uma quinta-feira, às 19 horas. As palestras são transmitidas ao vivo pelo canal YouTube SAIFR Divulga! e ficam disponíveis após a sua realização.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/fisica-em-casa/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.