Modernismos: arte, antropofagia e transculturação
02 de fevereiro de 2012

Encontro com João Cezar de Castro Rocha será realizado no Centro Universitário Maria Antônia, da USP, na capital paulista

Modernismos: arte, antropofagia e transculturação

Encontro com João Cezar de Castro Rocha será realizado no Centro Universitário Maria Antônia, da USP, na capital paulista

02 de fevereiro de 2012

 

Agência FAPESP – O encontro Modernismos: arte, antropofagia e transculturação, com João Cezar de Castro Rocha, será realizado entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Centro Universitário Maria Antônia, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.

João Cezar de Castro Rocha é doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Autor de O exílio do homem cordial e organizador de Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena, é editor- executivo da revista Portuguese Literary & Cultural Studies.

O objetivo do encontro é fazer uma reflexão sobre o caráter intrinsecamente transdisciplinar do modernismo brasileiro, acompanhada de discussões das relações entre os conceitos de antropofagia e transculturación e as artes plásticas, traçando um paralelo entre Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral – no cenário brasileiro – e entre Fernando Ortiz e Wilfredo Lam, no cenário cubano.   

A programação abordará um tema em cada um dos três dias do encontro: “O caráter transdisciplinar das vanguardas históricas”, “Fernando Ortiz e Wilfredo Lam sob o signo da transculturación” e “Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral sob o signo da antropofagia”.

Mais informações: www.usp.br/mariantonia

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.