Centro de Estudos da Metrópole oferece curso gratuito sobre linguagem de computação que simule a interação de indivíduos
Centro de Estudos da Metrópole oferece curso gratuito sobre linguagem de computação que simule a interação de indivíduos
Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, realizará o curso “Agent-based modeling para Ciências Sociais” de 22 a 30 de março.
O objetivo é capacitar os participantes na escrita de programas de computador (na linguagem Python) que simulem a interação de indivíduos. A modelagem baseada em agentes (agent-based modeling) consiste em criar modelos computacionais para os comportamentos individuais e observar quais os padrões e regularidades agregadas emergem dali.
Um exemplo das Ciências Sociais (com o qual será feito trabalho em sala de aula): em 1971, Thomas Schelling construiu um modelo para explicar os padrões urbanos de segregação racial nos Estados Unidos. Schelling mostrou que, mesmo que cada agente individualmente seja apenas levemente racista, é possível encontrar um alto grau de segregação.
O curso será ministrado por Davoud Taghawi-Nejad, graduado em Economia pela Universidade de Bolzano (Itália), com mestrado (MA/DEA) pela Universidade Católica Louvain-La-Neuve (Bélgica) e doutorado pela Universidade de Turim (Itália). Realizou estágio pós-doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), na Escola Politécnica da USP e atualmente é pesquisador pós-doutorando no CEM.
O curso consistirá de 24 horas de aulas – com um pequeno trabalho de programação para ser feito entre a primeira e a segunda semana –, que ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 (1ª semana) e 28, 29 e 30 de março (2ª semana), sempre das 9h às 13 h.
As aulas, em inglês, serão realizadas na FFLCH, no Laboratório de Informática 122 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais, Av. Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações e inscrições: http://goo.gl/forms/Ga6Bv8jQfq
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.