Workshop promovido pelo Cemaden discutirá questões voltadas ao planejamento, gerenciamento e prevenção de desastres em áreas urbanas
Workshop promovido pelo Cemaden discutirá questões voltadas ao planejamento, gerenciamento e prevenção de desastres em áreas urbanas
Agência FAPESP – O workshop internacional Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes (Mover) será realizado de 21 a 23 de agosto de 2018, em São José dos Campos (SP).
O evento, sobre a importância da perspectiva de prevenção de desastres na formulação de planos urbanos, tem realização do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e com apoio da FAPESP.
O evento contará com a participação de 40 profissionais especializados em gestão de risco de desastres, entre eles representantes e autoridades de seis municípios brasileiros, envolvendo ainda pesquisadores de universidades do Brasil e exterior, representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo e pesquisadores do Cemaden.
As discussões terão a finalidade de fomentar a formulação de políticas públicas que possam ser adotadas pelos governos da esfera municipal, buscando a melhoria da capacidade de resposta.
Entre os palestrantes confirmados estão Robert Frodeman (University of North Texas, Estados Unidos), Timothy Cadman (Griffith University, Austrália), James McConnell (Defesa Civil de Dublin, Irlanda) e Roxana Lebuy (Centro Regional Ceres, Chile). O evento também terá reunião técnica e apresentações de grupos de trabalho.
O workshop tem supervisão da pesquisadora Andrea Young e do pesquisador José Marengo, coordenador geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden e também coordenador do Projeto INCT- Mudanças Climáticas-2.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do workshop. O evento ocorrerá no Centro de Formação do Educador, localizado na av. Olivo Gomes, 250, Santana, São José dos Campos, SP.
Mais informações: https://bit.ly/2OxWWsN.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.