Grupo de extensão da USP de São Carlos promove evento on-line para estimular mulheres a desenvolver estudos na área de aprendizado de máquina
Grupo de extensão da USP de São Carlos promove evento on-line para estimular mulheres a desenvolver estudos na área de aprendizado de máquina
Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, promove amanhã (09/11) o evento on-line “MLadies: Mulheres em Machine Learning”. O objetivo é incentivar mulheres a desenvolver estudos nas áreas de ciências de dados e aprendizado de máquina.
A iniciativa também pretende estimular a entrada de mais mulheres no grupo Data ICMC, idealizador do evento. A ideia é possibilitar o desenvolvimento de programas que aprendam tarefas por meio do fornecimento de dados, permitindo às máquinas identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
O evento acontecerá a partir das 15h, quando Jéssica Sena, doutoranda em ciências de computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrará a palestra “Trajetória em IA aplicada a visão computacional e wearable sensors”, em que contará um pouco sobre sua trajetória na área de machine learning, além de abordar em detalhes sua área de pesquisa.
Na sequência, a partir das 16 horas, ocorrerá uma roda de conversa com Sena e mais cinco mulheres profissionais da área: Elayni Franco, graduanda em ciências de computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mirian Silva, engenheira de pesquisa em inteligência artificial na IBM Research; Sandra Avila, professora do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Meire Fortunato, pesquisadora da empresa DeepMind; e Leo Sampaio Ferraz Ribeiro, doutoranda do ICMC.
Sem necessidade de inscrição prévia, o evento é aberto a todas as pessoas interessadas e será transmitido pelo canal do grupo Data ICMC no YouTube.
Mais informações: https://mladies-data.netlify.app/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.