Aulas de curso do ICTP-SAIFR serão ministradas pelo físico André Landulfo, professor da UFABC. Inscrições são gratuitas
Aulas de curso do ICTP-SAIFR serão ministradas pelo físico André Landulfo, professor da UFABC. Inscrições são gratuitas
Agência FAPESP – O próximo minicurso para estudantes do ensino médio do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) terá como tema “A geometria do espaço-tempo: uma introdução à relatividade e aos buracos negros” e acontecerá aos sábados (16, 23 e 30/08) em São Paulo.
As aulas serão ministradas pelo físico André Landulfo, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e abordarão como o princípio da relatividade e a invariância da velocidade da luz levam ao conceito relativístico de espaço-tempo.
Em seguida, será debatido o chamado espaço-tempo de Minkowski, que descreve a física na ausência de campos gravitacionais. Após analisar vários efeitos paradigmáticos, como a contração do espaço e dilatação do tempo, e alguns aparentes “paradoxos”, será explorado o princípio da equivalência e como isso leva à ideia de que o espaço-tempo é curvo na presença de corpos massivos. Por fim, o curso introduzirá uma das mais fascinantes previsões da relatividade, os chamados buracos negros, e serão estudadas algumas de suas propriedades.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário on-line. Haverá emissão de certificados.
O minicurso acontecerá das 10 às 13 horas no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), que fica na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.