Aulas abordarão ideias que mudaram a física teórica, como invariância da velocidade da luz no vácuo, emaranhamento quântico, princípio holográfico e entropia
Aulas abordarão ideias que mudaram a física teórica, como invariância da velocidade da luz no vácuo, emaranhamento quântico, princípio holográfico e entropia
Agência FAPESP – O próximo minicurso para estudantes do ensino médio do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) terá como tema “Belas Ideias em Física” e acontecerá nos dias 26 de julho (próximo sábado), 3 e 9 de agosto em São Paulo, com transmissão ao vivo.
As aulas serão ministradas por Pedro Vieira, pesquisador em conjunto do ICTP-SAIFR e do Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá). Vieira abordará ideias que mudaram a física teórica, como a invariância da velocidade da luz no vácuo, o emaranhamento quântico, o princípio holográfico e a entropia.
A primeira metade da aula será destinada a discutir uma ideia específica e a segunda, a explorar algumas das consequências da ideia.
Os minicursos para estudantes do ensino médio do ICTP-SAIFR são realizados desde 2016. A programação deste ano inclui também alguns módulos de aulas, com turmas menores e atividades como listas de exercícios.
Para participar, os interessados devem se inscrever por formulário on-line. O minicurso será realizado das 10 às 13 horas no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), que está localizado na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo.
A transmissão on-line será feita pelo canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.