Instituto de Química da Unesp de Araraquara e empresa Nox Consultoria e Treinamento promovem curso com conceitos básicos sobre o método de Rietveld
Instituto de Química da Unesp de Araraquara e empresa Nox Consultoria e Treinamento promovem curso com conceitos básicos sobre o método de Rietveld
Agência FAPESP – O Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC) do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e a empresa Nox Consultoria e Treinamento promoverão um minicurso de quatro dias sobre o método de Rietveld.
Reconhecido como uma grande ferramenta para análises estruturais de quase todos os materiais cristalinos não disponíveis na forma monocristalina, o método é aplicado em estudos da estrutura de fármacos, supercondutores, materiais magnéticos, entre outros.
Um dia do curso será dedicado à cristalografia básica, a fim de fornecer as informações básicas necessárias ao acompanhamento das aulas.
O evento ocorrerá entre 19 e 22 de fevereiro no Instituto de Química da Unesp de Araraquara. As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de fevereiro.
O minicurso terá cinco instrutores: Carlos de Oliveira Paiva Santos (Instituto de Química da Unesp), Fábio Furlan Ferreira (Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC-SP), Flávio Machado de Souza Carvalho (Instituto de Geociências da USP), Selma Gutierrez Antonio (Instituto de Química da Unesp) e Vera Lucia Mazzocchi (IPEN-SP).
Haverá monitores para resolver dúvidas básicas dos participantes e levar questões aos instrutores.
Mais detalhes no site do evento: http://labcacc.iq.unesp.br/Cursos/mr2013/index.html .
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.