Minicurso do ICTP-SAIFR vai apresentar técnicas numéricas e analíticas usadas no estudo de sistemas vivos complexos
Minicurso do ICTP-SAIFR vai apresentar técnicas numéricas e analíticas usadas no estudo de sistemas vivos complexos
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promoverá, entre 27 de novembro e 1º de dezembro, no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), o "Minicourse on Lattice models and applications to biological problems". As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (06/10).
Há vários anos, os físicos estão interessados em compreender os modelos estatísticos em fenômenos nos sistemas vivos complexos e formalizá-los em um quadro teórico unificador. Entre as ferramentas usadas nessa investigação, estão os modelos de rede (lattice, em inglês), provenientes da física estatística. O minicurso vai apresentar as técnicas numéricas e analíticas mais comuns ao se trabalhar com modelos Lattice no contexto de sistemas vivos complexos.
As aulas serão ministradas por Ricardo Martinez Garcia, pesquisador do Centro para Compreensão de Sistemas Avançados (CASUS-HZDR), na Alemanha, e associado ao ICTP-SAIFR, e Luisa Ramirez, da Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, também da Alemanha. Entre os temas a serem abordados estão as distribuições probabilísticas de padrões de atividade neuronal e o papel do espaço na dinâmica ecológica. Também haverá apresentações dos participantes sobre suas pesquisas e atividades práticas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por formulário on-line. Há uma verba limitada para solicitação de ajuda de custo.
O minicurso será no IFT-Unesp, na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120 - Bloco II - Barra Funda - São Paulo/SP.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações e inscrições: www.ictp-saifr.org/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.