Encontro no IEA-USP apresentará relato sobre a atuação do cientista (1913-1992) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde fundou o Departamento de Fisiologia.
Encontro no IEA-USP apresentará relato sobre a atuação do cientista (1913-1992) na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde fundou o Departamento de Fisiologia.
Agência FAPESP – O cientista argentino naturalizado brasileiro Miguel Rolando Covian (1913-1992) terá sua atuação acadêmica recordada no encontro Miguel Covian: Uma Concepção de Universidade para os Tempos Atuais, no dia 10 de setembro de 2018, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Paulo.
Covian foi um dos incentivadores da criação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde fundou o Departamento de Fisiologia.
Serão apresentados um relato histórico sobre a atuação de Covian na FMRP-USP, sua experiência universitária com mestres e discípulos, além da importância e valor científico e histórico de sua biblioteca, cartas, publicações pessoais e discos de vinil. Destaque para a correspondência entre Covian e seu mestre, o argentino Bernardo Houssay, primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia (1947) da América Latina.
A participação é aberta ao público e gratuita, mas requer inscrição prévia por formulário on-line. Não é preciso se inscrever para acompanhar o encontro ao vivo pelo site do IEA. O evento será realizado a partir das 9 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, na rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.iea.usp.br/noticias/o-acervo-de-miguel-covian.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.