Destinado a estudantes de pós-graduação, profissionais de indústria de mineração e de cimento e fármacos, curso na Unesp busca oferecer conceitos básicos para a compreensão do método
Destinado a estudantes de pós-graduação, profissionais de indústria de mineração e de cimento e fármacos, curso na Unesp busca oferecer conceitos básicos para a compreensão do método
Agência FAPESP – De 13 a 16 de julho, a Empresa de Projetos e Desenvolvimento em Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, oferecerá o curso Método de Rietveld.
O curso busca oferecer conceitos básicos para a compreensão do método de Rietveld e se destina a alunos de mestrado, doutorado, profissionais de indústria de mineração, cimento, fármacos, pesquisadores, entre outros.
Segundo os organizadores, o método é reconhecido como uma ferramenta poderosa para análises estruturais de materiais cristalinos e tem sido utilizado nas áreas de ciência dos materiais e geologia.
Durante o evento haverá um dia para o curso “Cristalografia Básica”, cujo objetivo será fornecer informação necessária para o acompanhamento do minicurso para os que não possuem qualquer conhecimento de cristalografia.
“Formalismos matemáticos do método de Rietveld”, “Por que o arquivo de parâmetros instrumentais?”, “Refinamentos com uma fase”, “Estratégias de coleta de dados e de refinamento”, entre outros, são alguns dos tópicos do curso.
O encontro será realizado no Instituto de Química da Unesp de Araraquara (SP).
Mais informações: http://labcacc.iq.unesp.br/mr2010, cpaiva@iq.unesp.br ou (16) 3301-6640
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.