Mathematical and Simulation Modeling in Neuroscience
13 de novembro de 2018

Evento do CEPID de Neuromatemática discute resultados de estudos sobre redes neurais

Mathematical and Simulation Modeling in Neuroscience

Evento do CEPID de Neuromatemática discute resultados de estudos sobre redes neurais

13 de novembro de 2018

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP, realiza o workshop Mathematical and Simulation Modeling in Neuroscience nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo. 

O evento discute e apresenta resultados dos projetos de pesquisa e propõem atividades futuras para o NeuroMat. Também pretende promover mais interação entre os modeladores matemáticos e computacionais do centro. 

Em particular, duas questões científicas serão debatidas: como os resultados analíticos obtidos pelos pesquisadores do NeuroMat podem ser validados por simulações de redes neuronais de larga escala; e como o trabalho teórico e de simulação conduzido pelo NeuroMat pode ajudar a aprofundar a compreensão das influências relativas das estocasticidade (probabilidade) gerada intrinsecamente e pela rede na atividade de um único neurônio no cérebro.

Entre os participantes confirmados estão os professores Christophe Pouzat, da Universidade Paris-Descartes e Markus Diesmann, da Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha, que também é membro do Conselho Consultivo Internacional da NeuroMat. 

O evento tem apoio da FAPESP e do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), sede do NeuroMat.

Pesquisadores externos ao NeuroMat que quiserem participar precisa solicitar pelo e-mail neuromat@numec.prp.usp.br.

O workshop será realizado no Auditório Multiusos do NeuroMat, na av. Prof. Luciano Gualberto, 1171, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Mais informações: http://neuromat.numec.prp.usp.br/matsim.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.