Evento do CEPID de Neuromatemática discute resultados de estudos sobre redes neurais
Evento do CEPID de Neuromatemática discute resultados de estudos sobre redes neurais
Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP, realiza o workshop Mathematical and Simulation Modeling in Neuroscience nos dias 13 e 14 de novembro, em São Paulo.
O evento discute e apresenta resultados dos projetos de pesquisa e propõem atividades futuras para o NeuroMat. Também pretende promover mais interação entre os modeladores matemáticos e computacionais do centro.
Em particular, duas questões científicas serão debatidas: como os resultados analíticos obtidos pelos pesquisadores do NeuroMat podem ser validados por simulações de redes neuronais de larga escala; e como o trabalho teórico e de simulação conduzido pelo NeuroMat pode ajudar a aprofundar a compreensão das influências relativas das estocasticidade (probabilidade) gerada intrinsecamente e pela rede na atividade de um único neurônio no cérebro.
Entre os participantes confirmados estão os professores Christophe Pouzat, da Universidade Paris-Descartes e Markus Diesmann, da Universidade RWTH de Aachen, na Alemanha, que também é membro do Conselho Consultivo Internacional da NeuroMat.
O evento tem apoio da FAPESP e do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP), sede do NeuroMat.
Pesquisadores externos ao NeuroMat que quiserem participar precisa solicitar pelo e-mail neuromat@numec.prp.usp.br.
O workshop será realizado no Auditório Multiusos do NeuroMat, na av. Prof. Luciano Gualberto, 1171, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.
Mais informações: http://neuromat.numec.prp.usp.br/matsim.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.