Evento on-line abordará a relação das populações nativas com a floresta com base no trabalho de um pesquisador e de um fotógrafo que trabalham com o tema
Evento on-line abordará a relação das populações nativas com a floresta com base no trabalho de um pesquisador e de um fotógrafo que trabalham com o tema
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) realizará nesta quinta-feira (09/02) o encontro virtual “Mata Atlântica: Desmatamento e Resistência Guarani”.
O evento abordará o tema da relação das populações nativas com a Mata Atlântica com base no trabalho do pesquisador australiano Freg Stokes. Ele apresentará os resultados de sua tese de doutorado defendida na School of Historical and Philosophical Studies, na University of Melbourne (Austrália), que discute o papel dos índios Guarani na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e o papel que eles tiveram, voluntária e principalmente involuntariamente, na exploração das commodities.
Também participa Edu Simões, que realiza um projeto fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani. Ele apresentará os primeiros resultados de seus trabalhos.
Gratuito e aberto ao público, o evento não requer inscrição prévia. A transmissão será das 14h às 17h, pelo site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/mata-atlantica-resistencia-guarani.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.