Obra trata de temas educacionais básicos em linguagem acessível para ser usada em escolas por estudantes e professores (imagem: reprodução)

Livro analisa a política de governos paulistas na área da educação ao longo de 25 anos
17 de abril de 2023

Obra trata de temas educacionais básicos em linguagem acessível para ser usada em escolas por estudantes e professores

Livro analisa a política de governos paulistas na área da educação ao longo de 25 anos

Obra trata de temas educacionais básicos em linguagem acessível para ser usada em escolas por estudantes e professores

17 de abril de 2023

Obra trata de temas educacionais básicos em linguagem acessível para ser usada em escolas por estudantes e professores (imagem: reprodução)

 

Agência FAPESP – Ao abordar temas educacionais básicos, o livro Escola pública: práticas e pesquisas em educação (Editora UFABC, 2023) traz aos leitores uma análise crítica da política de governos paulistas durante 25 anos na área de educação.

“Não é um livro para especialistas, mas uma tradução de parte dos resultados de pesquisa financiada pela FAPESP, em linguagem acessível, para ser usado em escolas por estudantes e professores”, conta à Agência FAPESP o professor da Universidade Federal do ABC Fernando Cássio, um dos autores da obra.

Segundo Cássio, dez capítulos do livro foram produzidos com dados da pesquisa “Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)”, apoiada pela Fundação e coordenada por Márcia Aparecida Jacomini, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“A obra é pensada para reconhecer e promover a escola como o espaço de produção das políticas educacionais, que é a linha de trabalho da Rede Escola Pública e Universidade (Repu), que desenvolveu a pesquisa e produziu este e vários outros trabalhos”, comenta o professor da UFABC.

A Repu foi criada por um grupo de professores e pesquisadores de universidades públicas e do Instituto Federal do Estado de São Paulo em fevereiro de 2016. Tem como objetivo realizar estudos, pesquisas e intervenções visando colaborar com o direito à educação de qualidade e socialmente referenciada na rede estadual de ensino.

Com distribuição gratuita, graças a um edital de financiamento da Editora UFABC, o livro debate temas como educação enquanto direito humano, avaliação externa, perseguição a professores, conselhos de escola, as questões em torno da gestão para resultados e se uma escola para adolescentes é possível.

Cássio ainda destaca que “toda a tiragem impressa será distribuída gratuitamente em dois eventos oficiais de lançamento. O primeiro um seminário no dia 6 de maio, na UFABC, e outro em uma escola estadual de Guarulhos (SP), em data a confirmar. Além disso, estamos recebendo convites de entidades ligadas aos trabalhadores da educação; entidades estudantis e escolas para a realização de eventos de lançamento. A prioridade a esses espaços se dá pela própria configuração da Repu e pelos princípios orientadores da escrita do livro”.

A obra tem 184 páginas e está disponível em formato digital no site da Editora UFABC.
 

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