FAPESP realiza lançamento da iniciativa de cinco CEPIDs para pesquisas em medicina de precisão
FAPESP realiza lançamento da iniciativa de cinco CEPIDs para pesquisas em medicina de precisão
Agência FAPESP – A FAPESP realizará, no dia 13 de novembro de 2015, o evento “Launching of the Brazilian Initiative on Precision Medicine – BIPMed”.
O BIPMed é uma iniciativa de cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP: Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES), Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), Centro de Terapia Celular (CTC) e Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN).
A medicina de precisão surgiu recentemente como um conceito em que os conhecimentos científico e tecnológico fornecerão a base para a medicina do século 21. Envolve pesquisa translacional, genômica e medicina personalizada e propõe um novo nível de integração de dados de modo a melhorar a assistência em saúde.
A BIPMed será baseada inicialmente em uma plataforma de software, construída a partir das orientações e princípios da Global Alliance for Genomics and Health e observando o compartilhamento responsável de dados clínicos e genômicos.
Pretende-se que a BIPMed seja utilizada por médicos e pesquisadores em todo o mundo, que poderão compartilhar e obter informações sobre diversos aspectos da medicina genômica e da saúde humana, bem como apoiar a disseminação e o treinamento.
O evento ocorrerá no auditório da FAPESP, rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo, da 1h30 às 5h.
Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/eventos/bipmed
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.