Dos cadastrados na plataforma do CNPq, 26% são mestres e doutores e 21% são graduados. Cerca de 60% das instituições são do setor privado
Dos cadastrados na plataforma do CNPq, 26% são mestres e doutores e 21% são graduados. Cerca de 60% das instituições são do setor privado
A plataforma foi criada em 1999 com o objetivo de padronizar os currículos dos pesquisadores brasileiros e implementar um banco de dados público que possibilite traçar um panorama da distribuição da pesquisa científica no Brasil.
De acordo com o CNPq, cerca de 26% dos currículos são de mestres e doutores e 21% são de graduados. A distribuição dos doutores cadastrados aponta uma maior concentração nas áreas de ciências exatas e da terra e humanas, seguidas por ciências da saúde, biológicas e engenharias.
Das cerca de 4 mil instituições cadastradas, 60% são do setor privado, divididas em proporção semelhante entre organizações sem fins lucrativos e organizações empresariais. As instituições do governo se distribuem entre ensino superior, ensino técnico, profissional e médio.
A plataforma tem uma versão em língua espanhola e está integrada à rede ScienTI, criada pelo CNPq e pela Organização Pan-Americana de Saúde para promover a padronização e a troca de experiências entre os gestores da área científica e tecnológica em diferentes países.
Além disso, o CNPq licencia gratuitamente o software e fornece consultoria técnica para a implantação do Currículo Lattes nos países da América Latina, o que já possibilitou a integração à plataforma de Colômbia, Equador, Chile, Peru, Argentina, Portugal e Moçambique.
Mais informações: lattes.cnpq.br
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