Laserterapia no Tratamento de Feridas
10 de julho de 2018

Curso na UFSCar capacita profissionais de saúde na aplicação de laser de baixa potência para tratamento de úlceras de pressão, úlceras diabéticas, fissuras mamárias, queimaduras e outros tipos de feridas

Laserterapia no Tratamento de Feridas

Curso na UFSCar capacita profissionais de saúde na aplicação de laser de baixa potência para tratamento de úlceras de pressão, úlceras diabéticas, fissuras mamárias, queimaduras e outros tipos de feridas

10 de julho de 2018

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecerá o curso Laserterapia no Tratamento de Feridas no dia 14 de julho de 2018, em São Carlos.

O curso é voltado para profissionais da área da Saúde, como enfermeiros (técnicos ou graduados), fisioterapeutas, farmacêuticos, médicos, dentre outros interessados.

Segundo os organizadores, o objetivo é capacitar profissionais na aplicação de laser de baixa potência para tratamento de feridas, como úlceras de pressão, úlceras diabéticas (pés diabéticos), úlceras venosas, fissuras mamárias, queimaduras, feridas traumáticas e pós-operatórias.

A proposta também é discutir protocolos (dosimetria) atuais da laserterapia no tratamento de feridas, principais mecanismos de ação e benefícios e vantagens dessa modalidade terapêutica.

Além disso, o conteúdo programático da atividade contempla os principais tipos de lasers utilizados na prática clínica; a interação do laser com os tecidos biológicos e os principais efeitos fisiológicos; parâmetros envolvidos na aplicação do laser; indicações clínicas da laserterapia no tratamento de feridas; casos clínicos; contraindicações da laserterapia; e cuidados no manuseio do equipamento laser.

A capacitação será conduzida por Gerson Rodrigues, docente do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (UFSCar/Unesp), e por Paulo Sérgio Bossini, doutor em Fisioterapia pela UFSCar e docente colaborador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Fototerapia nas Ciências da Saúde.

A carga horária total é de oito horas, sendo seis para a parte teórica e duas horas de demonstração prática. Haverá aula prática demonstrativa sobre protocolos de tratamento de feridas.

A capacitação será no auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar (av. Biblioteca Comunitária, s/n, Campus UFSCar, São Carlos, SP). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ferida.ufscar@gmail.com. A taxa de inscrição custa R$ 136,54.

Mais informações: https://bit.ly/2NnqKIx.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.