José Luis Lezama, pesquisador do Colegio de México, discute perspectivas para a COP-21 em conferência no IEA-USP
José Luis Lezama, pesquisador do Colegio de México, discute perspectivas para a COP-21 em conferência no IEA-USP
Agência FAPESP – Perspectivas para a 21ª Conferência das Partes (COP-21) serão discutidas por José Luis Lezama, pesquisador do Colegio de México e especialista em política ambiental, na conferência “Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario”, que ocorrerá no dia 17 de setembro de 2015, às 15h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP).
Marcada para dezembro, em Paris, a COP-21 tentará alcançar um novo acordo universal sobre o clima, que seja juridicamente vinculativo e que limite o aquecimento global a menos de 2°C. As COPs reúnem anualmente as 195 nações signatárias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), criada na Rio-92.
“A cúpula do clima de Paris é uma data fatal, Dia D, Ano Mil”, disse Lezama. Para ele, a expectativa em torno da conferência de 2015 está na possibilidade de suas decisões evitarem uma catástrofe de grandes proporções.
Lezama falará em espanhol, sem tradução simultânea. O evento é gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia pelo e-mail clauregi@usp.br.
A conferência também será transmitida ao vivo pela internet, em www.iea.usp.br/aovivo.
A sala de eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/las-negociaciones-climaticas-de-paris-2015-y-el-futuro-del-clima-planetario ou (11) 3091-1686.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.